No dia 28 de Abril a sala não parecia a mesma da semana anterior,a quantidade de alunos era inferior. Então iniciamos falando sobre o Portfólio e explicações sobre a carta, então foi explicado as diferenças entre carta,bilhete,aviso,poema... A carta tem um gênero textual com características diferentes,estrutura com local e data, saudação,tem o corpo mais longo e possui despedida. No bilhete muitas vezes não precisamos escrever pra quem se destina, pois será aquela única pessoa que verá o bilhete,muitas vezes preso no geladeira...E o aviso,muito utilizado por escolas para lembrar,por exemplo,que não haverá aula nos dias tal e tal e se destina para uma comunidade e é remetido pela direção. O Poema tem estruturas diferentes de um texto narrativo, tem características próprias e finalidades próprias.
Devemos mostrar para as crianças os gêneros textuais e suas diferenças,observando ,manusiando,se possivél.Mostrar que os gêneros estão presentes no nosso cotidiano, estão ligados a meios de comunicação.Tem formatos diferentes, tamanhos e objetivos diferentes. E eles são: Carta,bilhete,e-mail, bula de remédio,receita de bolo,jornal...
Iniciamos o texto Processos Iniciais de Leitura e Escrita de Rosineide Magalhães de Souza, e observamos embalagens vazias de Suco Jandaia lith sabor manga,OMO,minalba.Assim tiramos a conclusão de que antes da criança entrar na escola ela já sabe ler, sabe o que é OMO e para que serve, o que é coca cola, entre outros.Assim a criança chega na escola não como um saco vazio.Ela trabalha muito com hipóteses.Igual ao Lukas, do texto, que chega pela primeira vez na escola aos 6 anos de idade e se depara com um mural com várias propagandas,rótulos de embalagens de produtos alimenticios,letras do alfabeto. Ele diz para sua professora que já sabe ler alguns nomes e que aprendeu com seus colega, com a tv,no mercadinho. E quando a professora pergunta se ele sabe ler as letras do alfabeto, ele diz saber só ler as letras do seu nome.
Iniciamos o texto Processos Iniciais de Leitura e Escrita de Rosineide Magalhães de Souza, e observamos embalagens vazias de Suco Jandaia lith sabor manga,OMO,minalba.Assim tiramos a conclusão de que antes da criança entrar na escola ela já sabe ler, sabe o que é OMO e para que serve, o que é coca cola, entre outros.Assim a criança chega na escola não como um saco vazio.Ela trabalha muito com hipóteses.Igual ao Lukas, do texto, que chega pela primeira vez na escola aos 6 anos de idade e se depara com um mural com várias propagandas,rótulos de embalagens de produtos alimenticios,letras do alfabeto. Ele diz para sua professora que já sabe ler alguns nomes e que aprendeu com seus colega, com a tv,no mercadinho. E quando a professora pergunta se ele sabe ler as letras do alfabeto, ele diz saber só ler as letras do seu nome.
A importância de que as crianças podem ser alfabetizadas antes dos seis anos e a importância de se apresentar e de como apresentar para essa criança a leitura e a escrita.
Trabalhar com jornais,informativos,rótulos de embalagens,gibis.Explicar cada gênero e a finalidade de cada um, para que eles possam desenvolver a leitura,escrita,compreensão da leitura....
Trabalhar com jornais,informativos,rótulos de embalagens,gibis.Explicar cada gênero e a finalidade de cada um, para que eles possam desenvolver a leitura,escrita,compreensão da leitura....
Iniciamos um trabalho em grupo, desenvolver uma atividade para crianças de até
cinco anos que terá continuação na aula seguinte.
No dia 5 de Maio demos continuidade ao texto que iniciamos na aula anterior, alguns grupos falaram sobre suas atividades entre elas,teatro de fantoche, onde cada criança seria um personagem da Histótia da Chapelzinho Vermelho, por exemplo, e todos teriam a preocupação de falar corretamente para não prejudicar o personagem e poderiam até fazer modificações se acharem necessário .Outra atividade proposta seria RPG, onde cada aluno interpretaria um personagem e poderiam voltar no tempo, viver várias histórias.
No meu grupo tivemos a idéia de trabalharmos com a "chamadinha", com um pedaço de cartolina o nome da criança em letra de forma e a foto, e todos os dias no iní cio da aula faz- se a chamada e cada criança coloca o seu "nome" no mural e a professora fala a letra inicial de cada nome , ensinando as letras do alfabeto.Tira- se, depois de um tempo a foto da criança e ela já meorizou seu nome e dos seus colegas.A partir dos nomes dos alunos podemos realizar outras tarefas de alfabetização.
No fim da aula fomos para o laboratório de Informática para tirármos algumas dúvidas de como fazer modificações, adicionar imagens,vídeos etc. no nosso blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário