segunda-feira, 1 de junho de 2009

Contextos de alfabetização na aula - 26/05/09 e 02/06/09- Ana Teberosky e Núria Ribera


Iniciamos o texto "Contextos de alfabetização na aula"de Ana Teberosky e Núria Ribera.

Eu queria exibir um vídeo de uma criança pequena ouvindo um adulto contar uma história,mas não encontrei.Por isso escolhi de uma professora que conta uma história para seus alunos, mas não consigui colocar no meu blog,por isso coloquei a foto.

A minha idéia era de mostrar uma criança que ainda não sabe ler nem escrever, mas tem em seu cotidiano constantemente contato com esse mundo,mostrar a riqueza de prática que a criança tem no seu dia a dia,em contato com jornais,livros,cartas,observando seus pais no computador,rótulos,cartazes, etc.E assim mostrar que a criança não entra na sala de aula sem ter nenhum contato com a leitura e a escrita.Não se trata da educação bancária de Paulo Freire, em que cada aluno não tem nada para compartilhar,não traz nada consigo.Ele apenas é um "cofre"em que o professor vai depositando as moedinhas.

A criança traz consigo do seu abiente familiar e social um conhecimento sobre linguagem e escrita, suas intuições e deduções sobre leitura e escrita.
No dia 02 /06 demos continuidade ao texto falando sobre os suportes que são: Textos, formas gráficas, material que veicula os textos ( que é tudo que emite significado,sentido) que são as revistas,os jornais...E cada suporte tem uma função e as crianças tem noções intuitivas sobre os suportes.
falamos sobre a importância dos adultos criarem situações de leitura e que as crianças estejam presentes.O adulto lendo jornais,revistas,uma história, contar histórias e rfelacionar com as imagens.Além da criança estar presente ela tem que ser inserida nessas situações.Pois assim a criança,mesmo não sabendo ler ainda,consegue distinguir as estruturas tipográficas,ela sabe quando é uma história, quando é um poema...
O adulto tem um papel importante no processo de aprendizagem de uma criança,ele tem que questionar e não dar a resposta pronta,tem que provocar.
A leitura é uma contribuição para o aumento do vocabulário da criança, ela aprende 50% mais palavras não familiares, por isso é muito importante inserir a leitura na vida das crianças o mais cedo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário