sexta-feira, 24 de julho de 2009

Considerações finais




A construção do portifólio eletrônico foi algo desafiador, algo diferente.No começo parecia que iria ser impossível de ser realizado,porém não foi. Me acrescentou bastante,todas as minhas reflexões estão postados e quando esqueço de algo posso recorrer à tecnologia para me rememorar.

Pretendo utilizar em minhas prática o que aprendi,que minhas reflexões sejam aproveitadas posteriormente.
O uso da tecnologia é de grande importância para a educação de um modo geral. Tanto aluno,quanto professor deve tê-la como uma aliada para o processo de aprendizagem.

A leitura dos textos e as discussões em sala de aula tiveram grande importância para a minha formação profissional pude ter um visão mais ampla sobre o processo de alfabetizaçào das crianças.
Assim compreendi que antes da criança entrar na escola a criança ela já sabe ler, sabe o que é OMO e para que serve, o que é coca cola, entre outros.Assim a criança chega na escola não como um saco vazio.Ela trabalha muito com hipóteses.A importância de que as crianças podem ser alfabetizadas antes dos seis anos e a importância de se apresentar e de como apresentar para essa criança a leitura e a escrita.Trabalhar com jornais,informativos,rótulos de embalagens,gibis.Explicar cada gênero e a finalidade de cada um, para que eles possam desenvolver a leitura,escrita,compreensão da leitura.... A importância do contato com todo e qualquer tipo de aterial de leitura e escrita, antes mesmo de entrar na escola. Assim,o adulto tem um papel importante no processo de aprendizagem de uma criança,ele tem que questionar e não dar a resposta pronta,tem que provocar, contar histórias, ler jornais e revistas... Dessa maneira, nenhuma criança entra na escola"vazia", sem nenhum conhecimento e cabe ao professor partir desse princípio.

Devido a grande diversidade de e xperiências vividas pelos alunos, sua cultura,seus hábitos, elas refletem as práticas de suas comunidades e os hábitos de leitura que trazem de dentro de casa e isso influenciará no seu processo de alfabetização que está diretamente ligada a questão da identidade social, existem as múltiplas alfabetizações, ao invés de seguir um padrão de alfabetização para vários tipos de realidade em que encontramos na sala de aula, devemos ter diversas formas de alfabetizar para diversas realidades.

Devemos partir da realidade da criança observar o que ela traz consigo, em que nível de conceitualização ela está, comprender a alfabetização como um processo que não se dá apenas dentro da sala de aula.




Um comentário:

  1. Juliana, que bom que a experiência com o portfólio eletrônico agregou mais valores a sua formação. Vejo que assumir este desafio não é para "qualquer um". Você demonstrou compromisso, disciplina e, acima de tudo, demonstrou compreender a necessidade de realizarmos uma outra avaliação. Espero que tenha contribuído para sua formação e que sirva como o norteador para sua prática profissional. Parabéns por vencer mais este desafio!

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