sexta-feira, 24 de julho de 2009

Evolução da escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky


A criança que tem contato com o lápis e o papel desde cedo, vai fazer tentativas de escrever, ela vai diferenciar a escrita do desenho. Esse já é o seu jeito de escrever, porém imitar o ato de escrever não é a mesma coisa que interpreta-ló.

A primeira coisa que a criança começa a interpretar é o seu próprio nome.E quando ela começar a escrever diversas palavras ela irá procurar em sua memória as letras que conhece, as letras utilizadas serão as do seu nome e de amigos e parentes.Essas palavras só elas conseguem ler. Elas irào passar por níveis e vivenciar hipóteses até que sejam de fato alfabetizadas.

Se o professor identificar em que nível seu aluno se encontra, será mais fácil de enterder com que lógica ele compreende a leitura e a ecrita e poderá ajuda-ló a passar de u nível para outro.

Nível 1: Hipótese pré-silábica;Nível 2: Intermediário I;Nível 3: Hipótese Silábica;Nível 4: Hipótese Silábico-Alfabética ou Intermediária IINível 5: Hipótese Alfabética.


É importante que a criança tenha contato com vários tipos de escrita,pois as crianças, desde muito cedo, procuram compreender todas as informações que recebem, quer através de textos, de outras pessoas,por isso é importante que ela viva a leitura e a escrita em seu cotidiano.
O s professores não podem olhar todos os alunos com o mesmo "olhar"cada um tem uma dificuldade cada um traz consigo uma bagagem, uma vivência diferente sobre a leitura e a escrita. Muitas vezez o professor passa o mesmo exercício, o mesmo questionamento para crianças que estão em níveis de conceitualização diferentes,uma criança pode avançar em rítmo diferente da outra, e esse olhar de universalidade para os alunos dificulta a evolução da escrita dos próprios e se acaba falando logo que o aluno tal não aprende nada, não consegue acompanhar a turma.

Um comentário:

  1. A reflexão poderia ser mais detalhada e mais aprofundada. Além disso, faltou estabelecer uma relação mais estreita com a prática. Alguns outros descritores ficaram pouco evidentes...

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