terça-feira, 14 de julho de 2009

Os problemas cognitivos na construção da representação escrita da linguagem-Emília Ferreiro-


Esse texto traz em sua primeira página uma indagação: Como se passa de um estado de menor conhecimento a um estado de maior conhecimento? Pois, segundo Ferreiro reduzir a teoria de Piaget a uma descrição de níveis sucessivos de organização é esquecer essa pergunta fundamental que guiou sua investigações epistemológicas e psicológicas.

É preciso çonhecer os modos de organização que podem caracterizar os níveis sucessivos de um conhecimento em um dado domínio.Sabendo em que fase a criança se encontra, fica mais fácil de entender como funciona seu processo de alfabetização, de como funciona sua organização interna.


A criança desenvolve a hipótese da quantidade mínima, em que ela sabe que é impossível escrever qualquer palavra com uma única letra, ela também acredita que uma letra não pode se repetir mais de três vezes,pois assim fica impossível de se formar uma palavra. A criança muitas vezes escreve utilizando as letras do seu nome , por ser as únicas letras que conhece e vai mudando a ordem das letras para escrever diferentas palavras.


Algumas criança quando começam a escrever objetos, ela vai escrever um número de letras para cada objeto.Por exemplo: gato, para ela é aoi, se forem três gatos será aoi aoi aoi, um grupo de palavras para cada gato. Ela acha que a palavra tem que representar graficamente o que ela está vendo é a hipótese do nome que, é a idéia de que a criança se baseia na figura para ler o que está escrito. Por isso muitas vezes mudou o texto, mudou o contexto.Se uma placa estiver na parede ela está dizendo parede, porém se essa placa for colocada na mesa ela estará dizendo mesa.


A criança também passa por conflitos cognitivos quando ela consegue entender e identificar o que ela escreve e não consegue entender o que os outros escrevem. Para ela é tão normal escrever gato do jeito que ela escreve sua lógica funciona de maneira tão coerente para ela que quando ela se depara com a palavra gato escrita de outra maneira ela entra em conflito.

Um comentário:

  1. Como na outra reflexão,aqui há algumas ideias importantes retratadas pela autora. Entretanto, fazer uma análise mais apurada e estabelecer relações com a realidade demonstrariam maior apreensão dos principais conceitos apresentados pela autora.

    ResponderExcluir