segunda-feira, 4 de maio de 2009

Lendo embalagens - 28/04/09 e 05/05/09




No dia 28 de Abril a sala não parecia a mesma da semana anterior,a quantidade de alunos era inferior. Então iniciamos falando sobre o Portfólio e explicações sobre a carta, então foi explicado as diferenças entre carta,bilhete,aviso,poema... A carta tem um gênero textual com características diferentes,estrutura com local e data, saudação,tem o corpo mais longo e possui despedida. No bilhete muitas vezes não precisamos escrever pra quem se destina, pois será aquela única pessoa que verá o bilhete,muitas vezes preso no geladeira...E o aviso,muito utilizado por escolas para lembrar,por exemplo,que não haverá aula nos dias tal e tal e se destina para uma comunidade e é remetido pela direção. O Poema tem estruturas diferentes de um texto narrativo, tem características próprias e finalidades próprias.
Devemos mostrar para as crianças os gêneros textuais e suas diferenças,observando ,manusiando,se possivél.Mostrar que os gêneros estão presentes no nosso cotidiano, estão ligados a meios de comunicação.Tem formatos diferentes, tamanhos e objetivos diferentes. E eles são: Carta,bilhete,e-mail, bula de remédio,receita de bolo,jornal...

Iniciamos o texto Processos Iniciais de Leitura e Escrita de Rosineide Magalhães de Souza, e observamos embalagens vazias de Suco Jandaia lith sabor manga,OMO,minalba.Assim tiramos a conclusão de que antes da criança entrar na escola ela já sabe ler, sabe o que é OMO e para que serve, o que é coca cola, entre outros.Assim a criança chega na escola não como um saco vazio.Ela trabalha muito com hipóteses.Igual ao Lukas, do texto, que chega pela primeira vez na escola aos 6 anos de idade e se depara com um mural com várias propagandas,rótulos de embalagens de produtos alimenticios,letras do alfabeto. Ele diz para sua professora que já sabe ler alguns nomes e que aprendeu com seus colega, com a tv,no mercadinho. E quando a professora pergunta se ele sabe ler as letras do alfabeto, ele diz saber só ler as letras do seu nome.




A importância de que as crianças podem ser alfabetizadas antes dos seis anos e a importância de se apresentar e de como apresentar para essa criança a leitura e a escrita.

Trabalhar com jornais,informativos,rótulos de embalagens,gibis.Explicar cada gênero e a finalidade de cada um, para que eles possam desenvolver a leitura,escrita,compreensão da leitura....
Iniciamos um trabalho em grupo, desenvolver uma atividade para crianças de até
cinco anos que terá continuação na aula seguinte.

No dia 5 de Maio demos continuidade ao texto que iniciamos na aula anterior, alguns grupos falaram sobre suas atividades entre elas,teatro de fantoche, onde cada criança seria um personagem da Histótia da Chapelzinho Vermelho, por exemplo, e todos teriam a preocupação de falar corretamente para não prejudicar o personagem e poderiam até fazer modificações se acharem necessário .Outra atividade proposta seria RPG, onde cada aluno interpretaria um personagem e poderiam voltar no tempo, viver várias histórias.

No meu grupo tivemos a idéia de trabalharmos com a "chamadinha", com um pedaço de cartolina o nome da criança em letra de forma e a foto, e todos os dias no iní cio da aula faz- se a chamada e cada criança coloca o seu "nome" no mural e a professora fala a letra inicial de cada nome , ensinando as letras do alfabeto.Tira- se, depois de um tempo a foto da criança e ela já meorizou seu nome e dos seus colegas.A partir dos nomes dos alunos podemos realizar outras tarefas de alfabetização.

No fim da aula fomos para o laboratório de Informática para tirármos algumas dúvidas de como fazer modificações, adicionar imagens,vídeos etc. no nosso blog.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Olhar de susto- 14/04/09


A aula do dia 14 de Abril de 2009, foi a primeira aula para muitos /da turma 6 de TAE de LP I, inclusive para mim. Ao chegar na sala e ouvir que teríamos que construir gradativamente um portfólio eletrônico deixou muita gente assustada,desesperada.Para ser sincera eu me incluo nesse grupo dos desesperados, pelo menos no começo,eu fui tomada por esse sentimento, mas depois as coisas foram aos poucos se tranquilizando.
Lemos o texto do professor Ivanildo Amaro,Construindo o Portfólio Eletrônico durante essa aula e a cada página mais olhares, cochichos e especulações, teremos que escrever semanalmente? Teremos que fazer individualmente? Entre outras.
Porém não foram apenas os alunos que se mostraram preocupados, o professor Ivanildo também se preocupou com a quantidades de alunos que ele tinham na nossa sala e se esse número se repetisse em todas as suas turmas, nas quais também teriam que construir um portfólio, ele teria um enorme trabalho pela frente.
Porém ao final pareciam, pelo menos, estarem todos conformados e com os olhares menos assustados mas com muitas dúvidas que só serão esclarecidas durante o processo de construção do Portifólio. E o desafio do Portfólio Eletrônico foi aceito.

Carta de apresentação

Rio de janeiro,24 de abril de 2009.

Olá, como você está?

Espero que esteja bem,assim como eu estou e venho por meio dessa carta contar um pouco da minha vida, minha história, um pouco de como eu sou.

Meu nome é Juliana Chaves de Almeida, nasci no dia 11 de junho de 1985 as 4:10 da manhã, filha de Marcos Antonio Fernandes de Almeida e Jacqueline Chaves de Almeida com 47 cm e 2,750 kg na maternidade Santa Paula em Duque de Caxias.Sou a primogênita de três irmãs, Mayara(20 anos) e Maria Clara(5 anos). Moro em Belford Roxo.Essa na foto ao lado sou eu no eu aniversário de um ano.

Minha irmã Mayara nasceu quando eu ia completar três anos de idade, ela foi minha companheira de bagunça e brincadeiras durante minha infância, explorávamos o mundo juntas, eu já fui a cabeleireira dela, quando eu resolvi lhe cortar a franja, pois esta estava muito grande e nossa mãe tinha saído e nos deixou sobre os cuidados da nossa avó, a coitadinha não ficou nada bonita com aquela franja no meio da testa e toda torta . Como irmã mais velha exigia respeito e certa vez quando eu fiquei com raiva dela por ela não ter me obedecido pintei de amarelo com canetinha o short branco que ela estava usando na foto, até hoje essa foto pintada existe.


Fui a escola pela primeira vez aos três anos e meio de idade na escola Jardim Escola Cantinho Feliz, que ficava próximo da minha casa e hoje nem existe mais, mas tenho algumas lembranças, entre elas a festa do dia das crianças, da páscoa, o dia em que fomos na casa da diretora e dona da escola( que se localizava ao lado da escola) para assistir a televisão , as brincadeiras com massinha de modelar e as canções cantadas com todos em roda, do dia em que eu fui ajudar minha professora e acabei mexendo no grampeador e grampeando meu dedo, ainda lembro da dor que eu senti.Das minhas professoras do jardim de infância não tenho muitas lembranças, apenas lembro das atividades sendo realizadas, porém do rosto delas não tenho nem se quer uma vaga lembrança.
Depois dessa fase doce de jardim de infância mudei de escola, passei a estudar no C.E.PE nessa escola eu passei vários anos de minha vida. Uma parte dos alunos que estudaram comigo no pré escolar seguiram juntos até o fim do ensino médio nessa mesma escola.

Durante o meu processo de alfabetização tive uma grande dificuldade de copiar do quadro,minha letra era muito feia e eu não conseguia escrever na linha, sempre “descia o morro”,porém consegui superar essa dificuldade e hoje até recebo elogios sobre a minha letra.
Prosegui na escola CEPE, que fica no Jardim Redentor, até a sexta série,então meu pai que é da Marinha pediu transferência para Parnaíba Piauí, onde os pais e irmãos dele moram, então minha família e eu moramos lá por três anos, foi uma experiência maravilhosa, estudei no Colégio Diocesano, é uma escola enorme e muito antiga, tem uma arquitetura diferente das que eu conhecia, ela ocupa um quarteirão inteiro. Fiz novos amigos, conheci culturas diferentes,comidas.Foi muito bom chegar num lugar novo com novas expectativas,novos sonhos,novos desafios...

Depois desses três anos morando no Piauí voltei para o Rio de Janeiro e para escola onde estudava anteriormente e revi muitos de meus amigos e fiz novas amizades, e assim terminei meu ensino médio com a notícia de que minha mãe estava grávida. Quando eu estava com dezoito anos Maria Clara nasceu, acho que por isso me acho um pouco mãe dela e ela se considera um pouco minha filha. Presenciei quando disse suas primeiras palavras seus primeiros passos, por sinal bastante precoce, aos oito meses de vida e cada parte do seu crescimento e desenvolvimento. Hoje ela está no primeiro ano do ensino fundamental é bastante sapeca, como toda criança com cinco anos de idade. Olha como ela está linda na sua formatura.


Aos dezenove anos de idade passei no vestibular de pedagogia no qual hoje curso o oitavo período na FEBF. Tenho muitos sonhos,mas o principal deles é terminar a faculdade, que teve uma mudança de currículo e aumentou dois períodos para mim. Quero passar em concursos públicos, prosseguir meus estudos, me especializando em educação infantil.Sou uma pessoa tímida, simples e sensível,me acho ainda uma menina,sou católica praticante e vou a igreja todos os domingos e tenho horror a qualquer tipo de violência, acha a família muito importante pra mim e para a sociedade .Me casei no final do ano passado com Flaviano de Lima, que é acima de tudo um grande amigo.Quero um dia ter filhos para que minha família se complete.

E hoje estou cumprindo a primeira etapa do desafio que aceitei que é de produzir um portfólio eletrônico que eu sei que não vai ser fácil, mas no final será muito prazeroso e trará crescimento profissional e pessoal.

Espero que eu tenha sido esclarecedora e você tenha me conhecido melhor e quero também ter a oportunidade de te conhecer.
E quem não me conhece essa sou eu,atualmente com 23 anos.





Um grande abraço,




Juliana Chaves de Almeida.